Os quatro grandes povos da Mesopotâmia: sumérios, babilônios, assírios e caldeus.
Os sumérios viviam no sul da Mesopotâmia e desenvolver uma importante cultura, de 3500 – 2000 a.C. Unificaram as cidades-estado da região e as dominaram por séculos, tendo como capital, a cidade de Ur. Foram os conquistadores que marcaram as origens civilizatórias da Mesopotâmia.
Os babilônios, conhecidos, a princípio, como amoritas, subjugaram os sumérios, em 2000 a.C. e fixaram sua capital na Babilônia, donde surge sua denominação. Entre seus reis, destacou-se Hamurábi, pelas suas conquistas e pela adoção do famoso código de leis. Em 1750 a.C., os babilônios foram dominados pelos cassitas, vindos da Ásia Menor.
Os assírios eram povos antigos no norte da Mesopotâmia e estenderam seus domínios sobre ela, a partir de 1300 a.C. Sua capital era Nínive, e profundamente militaristas e guerreiros violentos e cruéis, chegaram a formar um grande império que alcançou até o Egito. Entretanto, não puderam mantê-lo, pois a crueldade com que tratavam os vencidos, levaram os povos dominados a constantes revoltas.
Os caldeus, ou neo babilônios, habitavam o sul e eram os maiores rivais dos assírios, conseguindo dominá-los em 612 a.C. Apoderaram-se, posteriormente, de grande parte das terras conquistadas pelos assírios. Seu mais famoso rei foi Nabucodonosor, célebre como conquistador e como reformador da capital, Babilônia. Ali, fez construir os “Jardins Suspensos”, considerados uma das mais belas obras arquitetônicas da Antiguidade. Em 539 a.C., os caldeus caíram sob o domínio persa. Posteriormente, seriam conquistados por macedônios e romanos.
Semita: adj. m. e f. Que se refere aos semitas. S. m. e f. Membro de um dos povos do Sudoeste da Ásia que falam ou falaram línguas semíticas e que são hoje representados pelos hebreus, árabes e etíopes e em tempos antigos também o eram pelos babilônios, assírios, arameus, cananeus e fenícios.
Ur dos Caldeus: Gênesis 10.11; 10.25; 11.28; 11.31; 15.7 Neemias 9.7 Êxodo 22.21
Mesopotâmia: Gênesis 24.10 Deuteronômio 23.4 Juízes 3.8 e 3.10 I Crônicas 19.6 Atos 2.9 e 7.2