A teoria musical serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem universal e, por meio dela, músicos descobrem recursos que possibilitam melhoramento técnico e ampliação do conhecimento.
Música é a arte de expressar através dos sons os diversos afetos da alma ou do sentimento humano. A música é composta por três elementos: melodia, harmonia e ritmo.
- Melodia: combinação sucessiva dos sons (onde se coloca a letra, poesia).
- Harmonia: combinação simultânea dos sons (uso dos acordes).
- Ritmo: combinação dos valores de tempo (valsa, samba, marcha, etc.).
- Semitom (s.t.): menor distância existente entre duas notas conjuntas, no sistema ocidental. Semitons Naturais: são os semitons existentes entres as notas mi,fá e si,dó; originais da escala natural (escala de Dó).
- Tom (t): soma de dois semitons. Obs.: a palavra “tom” também pode se referir a uma escala diatônica maior ou menor.
Sustenido (#) e Bemol (b) são sinais de alteração com valor de um semitom acima (#) ou abaixo (b).
As notas musicais são sete naturais e cinco alteradas enarmônicas, com sustenido (#) ou bemol (b). As notas enarmônicas possuem o mesmo som, porém, com nomes diferentes que variam de acordo com a tônica de sua escala pertencente.
Notas Naturais: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Estas notas, acrescidas de outra nota dó após a nota si, formam a escala natural que é o padrão da escala diatônica, neste caso é a escala diatônica de dó porque ela está iniciando a escala. Elas formam uma escala com oito notas, sendo a primeira igual à oitava, tendo seis tons entre si.
Notas Enarmônicas: dó# = réb / ré# = mib / fá# = solb / sol# = láb / lá# = sib; estas são as notas enarmônicas que, somadas às cinco notas naturais, totalizam doze notas; organizadas e acrescidas da nota dó após a nota si em escala ascendente, ou após a nota réb em escala descendente, essas treze notas formam uma escala chamada de cromática.
Escala Cromática: 7 notas naturais + 5 alteradas (# ou b)+ dó acrescida = 13 notas (12 semitons ou 6 tons)
Escala Cromática Ascendente: dó/do#/ré/ré#/mi/fá/fá#/sol/sol#/lá/lá#/si/dó
Escala Cromática Descendente: dó/si/sib/lá/láb/sol/solb/fá/mi/mib/ré/réb/dó