A armadura de clave nos possibilita formarmos escalas diatônicas maiores ou menores a partir de qualquer nota, porque ela altera as notas naturais e seus intervalos, subordinando-os aos padrões convencionados dos modos maior e menor da escala diatônica. Uma armadura de clave corresponde a uma escala maior e à sua escala menor relativa.
Como identificar o tom pela armadura de clave
Armaduras com bemol: a nota tônica (para tom maior) está no penúltimo bemol à direita da armadura.
Duas exceções: A armadura de Dó não tem sustenido e nem bemol. A armadura de Fá tem apenas um bemol, portanto não tem o penúltimo.
Os doze tons maiores
Doze escalas maiores em ordem cromática com preferência enarmônica por armaduras de claves que possuam menor número de alterações ou acidentes. Por exemplo, a escala de dó sustenido é composta por sete sustenidos, enquanto, a escala de ré bemol é composta por cinco bemóis, obviamente, fica mais fácil trabalhar com ré bemol.
Pingback: Os doze tons maiores na clave de sol « Juarez Barcellos
Pingback: Sustenido e bemol – # b | Juarez Barcellos
Sou professora de canto e adorei seu material, venho trabalhando com meus alunos uma forma diferente de ensino da teoria musical focada nas dificuldades dos cantores. Grata pelo seu conteúdo, ajudou muito.
Olá, Tau Assumpção.
Obrigado pelas palavras. Fico feliz por ter ajudado.
Felicidades.
Muito Bom!!!! Continue, por favor. Isto ajuda muito aos estudantes e aos professores também. Ajuda mutua sempre!
Olá, Talles!
Obrigado pelo incentivo. É um prazer!
Abraços!
Tem 1 ano que comecei a estudar saxofone, e sempre busco conteúdos extras, e o seu é bem claro e direto. Gratidão pelo conhecimento!
Olá, Jeferson!
Obrigado. Sucesso nos estudos.
Felicidades!