24 opiniões sobre “Escala Pentatônica de Dó maior e Lá menor

  1. Por favor, explique a escala da imagem pra mim. Sei que a escala de Do maior começa com 1-4 e que a de La menor com 2-4, mas na imagem elas estão misturadas, uma cifra está com Do maior, outra com La menor, não sei dizer para todas as cifras da imagem.

    • Olá, Francis.
      Quando se usa a escala de dó maior (seja diatônica ou pentatônica), automaticamente, está usando também a escala de lá menor, pois elas compreendem as mesmas notas. É a relativa menor.
      A escala de dó maior (pentatônica ou diatônica) começa com a nota dó e a escala de lá menor (pentatônica ou diatônica) começa com a nota lá, mas esses diagramas para solos não seguem essa regra.
      Espero ter ajudado, mas pode perguntar novamente.
      Forte abraço.

        • Olá, Fernando Nunes.

          Os diagramas de escalas servem para aproveitamento máximo das possibilidades de notas em um instrumento qualquer. Portanto ele não pode seguir uma regra teórica de forma absoluta, porque se fosse assim o solista não poderia usar a nota sol da 6° corda. Então o diagrama é abrangente na exploração das notas de uma escala qualquer.

          Espero ter esclarecido;
          Abraços.

  2. Boa tarde.

    Tem algum link com todas as pentatônicas maiores e menores?
    Fiquei com um dúvida, na teoria então eu não preciso saber todas as escalas certo. Já que algumas escalas estão relacionadas umas com as outras. Exemplo. C=AM; G= Em…

    Vi que não há mudança na digitação entre elas, isso é pq usam as mesmas notas dentro de uma escala.
    Eu ainda sou estudante novato de teoria musical, teria como passar todas as escalas e suas respectivas “irmãs”.

    Obrigado.

  3. Uma dúvida amigo,no caso das pentatonicas,as tônicas não deveriam ser sempre da relativa menor?Tipo,nessa escala a tônica é Dó maior…Não deveria ser Lá maior?E no caso de uma escala Fá maior e Ré menor,as tônicas não deveriam ser Ré?Ou as tonicas variam de acordo com o tom da música?

    • Olá, Bernardo.

      A escala pentatônica pode ser maior ou menor, tanto quanto a diatônica. A questão é que as notas da escala de Dó Maior são as mesmas da escala de Lá Menor, ou seja, são escalas relativas. O que determina a diferença entre elas é o início, portanto, se eu inicio a sequência pela nota dó, a escala é de tonalidade Dó Maior, mas se eu começar a sequência pela nota lá, a tonalidade será Lá Menor. Quanto ao ser maior, ou menor, está relacionado diretamente com a terça de cada sequência. Se o intervalo entre a tônica e a terça é de um tom e meio, a terça será menor e, consequentemente, a escala será menor também; mas se o intervalo entre a tônica e a terça for de dois tons, então a terça será maior e a escala também. Porém, os diagramas para improvisação serão sempre os mesmos para as escalas relativas, porque na improvisação não segue-se a sequência estética estrutural da escala ascendente e descendente, mas sim variações diversas dessas notas combinadas entre si para formar uma melodia criativa e diferenciada, tanto para a improvisação, propriamente dita, quanto para uma criação a ser reproduzida, ou seja uma composição musical.

      Existe ainda, uma forma de aplicar a escala pentatônica de maneira tal que ela perde o seu carácter original e passa a exercer parte de outra escala. É quando usamos a pentatônica menor em tonalidade maior. Exemplo: pentatônica de Lá Menor na tonalidade de Lá Maior. Neste caso ela exerce um efeito característico da escala de blues. Esta aplicação é muito comum em arranjos e improvisos de gêneros populares onde se queira aplicar um pouco da sonoridade do blues. De toda forma, este não é o conceito básico da escala pentatônica, mas sim uma aplicação reduzida de outra escala.

      Espero ter ajudado a esclarecer. Se precisar, pode perguntar novamente sobre este tema ou outros.
      Abraços.

  4. OI juarez queria entender uma coisa , seja escala pentatonica ou natural, eu não preciso começar pela necessariamente pela tônica? Pois eu vi que você mostrou modelos de pentatonicas que nao começavam pela tônica porem comprendiam a escala pentonica

    • Olá, Rafael!
      É exatamente assim. Porque começar pela tônica é um forma teórica de mostrar quais são as notas de uma escala qualquer.
      Para improvisar ou compor uma música, não podemos nos limitar a uma progressão ascendente ou descendente nas escalas.
      Os diagramas servem para facilitar a localização das escalas em toda a extensão do instrumento. Ao analisar um método que usa exclusivamente a partitura, percebe-se que os mesmos diagramas são usados, porém desenhados na pauta musical.
      Espero ter ajudado;
      Abraços.

  5. Uma dica: coloca seu indicador na nota do tom desejado na sexta corda se quiser esse tom na escala menor ( indicador na 6a corda 5o traste = escala em A menor) ou coloca o dedo mindinho para quando quiser a escala maior ( mindinho na 6a corda 8o traste = escala em C maior ).
    Obs.: Trata-se da tônica.

    • Olá, Carlos!

      Ótima dica! Utilizando o segundo diagrama da ordem acima, é possível visualizar a tonalidade maior e a menor relativa. Eu procuro ensinar mostrando a similaridade entre a escala maior e sua menor relativa, apenas destacando a escala menor harmônica como caracterizada realmente menor, pois na improvisação, e também na composição, ela (menor harmônica) é a mais usada para o efeito de preparação para o centro tonal real (escala do tom) ou para um acorde menor com sensação tonal (ex.: 4º e 5º graus menores da tonalidade menor; e o 2º, 3º e 6º graus menores da tonalidade maior).

      Muito obrigado por participar!
      Abraços!

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.