Mini dicionário dos acordes mais usados no violão

Acordes maiores e menores em tríades

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores e menores em tríades (acordes com três notas) iniciados nas notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), e usados com maior frequência em: Música Folclórica, Sertaneja, Pop e Rock.

ACORDES 01

Acordes menores



Acordes maiores com sétima menor (7)

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade (acordes com quatro notas) com sétima (menor), usados com maior frequência em: Blues, Bolero, Tango, MPB, Samba, Choro, Pagode, Baião, Xote, e em todas as variações desses ritmos.

ACORDES 05

Acordes maiores com sétima maior (7M)

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade com sétima maior, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

ACORDES 07

Acordes menores com sétima menor (m7)

Esses são os desenhos mais usados de acordes menores em tétrade com sétima menor, usados com maior frequência em: Blues, Jazz, Bossa e MPB.

ACORDES 06

Acordes de estrutura híbrida (incompleta) 4 e 9

Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e acordes com nona, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.

ACORDES 12

Acordes maiores e menores invertidos

Esses são os desenhos mais usados de acordes invertidos, maiores e menores em tríades, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.

ACORDES 03

Acordes menores com sétima maior e com sétima e quinta diminuta

Acordes menores com sétima maior, e acordes menores com sétima e quinta diminuta, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

ACORDES 08

Acordes com sétima e nona maior

Acordes maiores com sétima menor e nona maior (9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com 7(9)

Acordes com sétima e nona alterada

Acordes maiores com sétima menor e nona alterada (b9 ou #9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com nona alterada

Acordes com sétima e décima terceira e acordes Diminutos  

Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira maior, e acordes diminutos,  usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

ACORDES 10

Acordes com sétima e décima terceira menor

Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira menor, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

ACORDES 11

Acordes Sus com quarta, sétima e nona

Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e sétima e acordes com quarta, sétima e nona, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

ACORDES 13

Acordes com nona adicionada

Desenhos mais usados de acordes maiores com nona adicionada (tríade + extensão), usados com maior frequência em: MPB e Rock-Pop.

ACORDES 14




Edição para melhor visualização em celular

Clique para acessar o e-book-acordes-mais-usados-no-violc3a3o1.pdf




Clique para acessar o mini-dicionc3a1rio-dos-acordes-mais-usados-no-violc3a3o1.pdf

245 opiniões sobre “Mini dicionário dos acordes mais usados no violão

    • Olá, Leonardo. Existe um leque quase infinito de possibilidades de criação de acordes, porém, neste trabalho, o propósito é apresentar uma visão clara do que é realmente necessário para tocar as canções populares atuais. Mas é importante saber aplicar sustenidos e bemóis nos desenhos de acordes, para ampliar a sua capacidade de localizá-los no braço do instrumento. Um abraço!

    • Olá, Marcos Paulo!

      Se você quer solar sem ler partituras, mas usando a criatividade e bom senso para improvisar e copiar solos conhecidos, o primeiro passo é decorar os cinco desenhos próprios para isso, eles são muito usados, seja por iniciantes, seja por ícones da guitarra e do violão. Veja: https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/01/14/escala-diatonica-cinco-desenhos-para-para-guitarra-e-violao/

      Se quiser saber mais, pode perguntar, terei prazer em informar.

        • Olá, Paula.
          Essa é uma dificuldade comum para quem está começando. Um exercício que ajuda muito é o seguinte: conte quatro tempos em um acorde (E, por exemplo), continue contando os tempos com durações iguais. Ao trocar de acorde, continue contando com a mesma duração de tempo, mesmo que a mão esquerda não consiga formar o acorde com perfeição no primeiro ou no segundo tempo. Em três, ou quatro semanas, com média de 20 minutos por dia, você conseguirá trocar com mair facilidade.
          Caso ainda tenha dúvidas sobre esse exercício, pode perguntar.
          Obrigado!

          • Bom dia Paula , ainda não toco bem mas estou deixando o recado para não desanimar , comecei a tocar em agosto e foi difícil mas com persistência todo dia pegando um pouco já consegui me familiarizar com as 21 notas Maiores, menores e com sétima. Então persista e aos poucos as notas sairão naturalmente.
            Juarez muito obrigado por esse mIni dicionario de acordes pois estava procurando dessa forma , sem milhares de acordes mais pelo menos os mais usados. Belo trabalho!!!

            • Olá, Ricardo!
              Espero que visualize esta mensagem.
              Por algum motivo não percebi que a terceira frase do teu comentário era uma mensagem para mim. Perdoe-me por isso.
              Muito obrigado pelas palavras.
              Espero que esteja dominando bem o violão.
              Um forte abraço pra você.
              Felicidades, Ricardo!

              Juarez Barcellos de Paula

  1. Fico muito grato pelo mini dicionário, pois é mui gratificante para os iniciante como eu. Meus agradecimentos ao Autor. De São Tomé e Príncipe- África.

    • Olá Betty. O iniciante deve buscar um conjunto de estudos que esteja direcionado para a sua preferência musical, estilo, gênero, etc; portanto, antes de começar, reflita sobre isso. Caso não tenha uma definição, procure os exercícios que lhe agradam mais ou siga as orientações de um professor.

  2. Vou começar a treinar com esse app. Achei muito útil, parabéns!!!! Obs: só um detalhe Juarez não vi nenhuma imagem com a numeração dos dedos acredito que isso tbm falicitaria. Me corrija se estiver equivocada.

  3. _Material de alto valor para nosso conhecimento,entendimento e aplicação,agradeço e muito sua disposição de manter todo esse material e gratuitamente, pra mim que sou iniciante está sendo bem bacana. Abraço!!

  4. gostei forma que colocou!!!!! para quem esta aprendendo igual eeu ja da um modo mais facil de aprender…..agora me de uma resposta por favor???? eu conheço bastante notas….mais nao consigo coloca-las nas musicas… sei que a musica por ex…e D.. eu sei a sequencia de RÉ mais me perco nao sei pra onde vai…as vezes cai pra menor…depois volta…tem algo que posso fazer pra. sentar com os amigos e tocar um pagode sem se preocupar nisso…..???? obrigado ja adiantado pela força amigao…..

  5. Achei o aplicativo e me interessei pois sou louca para aprender violão.Mas ainda não sei tocar por isso eu quero começar do zero entendendo seus pontos basicos e o significado
    de cada palavra para que eu possa entender basicamente tudo e isso não tem.poderia me dizer o que significa ACORDES? E para que serve?

  6. Gostei muito…
    Eu toco violão à alguns anos, ainda nao sei todos os acordes, e as vezes falta algo para encaixar nas musicas que eu mesmo crio, tipo hinos da minha igreja Católica, e tambem mim enrolo um pouco na partitura e solos.
    Quais as dicas que vc tem, para que eu possa dezenvolver mais essa parte que eu ainda tenho problemas??

  7. Sou iniciante dos iniciantes…rs
    bom, queria o significado das letrinhas C, G , E….etc…
    Pra aprender desde o comecinho.. Será q tem como?
    obg…

  8. Olá eu gosto de violão e esse aplicativo me incentivou muito a aprender mas eu não consigo saber qual as notasque devo tocar uma música… VC tem como me ajudar de alguma forma.

  9. BOA NOITE JUAREZ AS VEZES TENHO DIFICULDADE EM FAZER CERTOS ACORDES POR NÃO TER APRENDIDO DE FORMA CORRETA E VERIFICANDO O ACORDE EM OUTRAS VERSÕES A DIFICULDADE CONTINUA POR EXEMPLO Dm7(9)(11) COMO FAZER PARA SUBSTITUIR Dm7 POR OUTRA NOTA QUE CAUSE O MESMO EFEITO ,ISTO É UM Cm7 OU UM Am7 QUE DE O MESMO SOM.

    • Obrigado, Fernando! Tem razão, poderia ter destacado acordes em tríades com a quinta aumentada, de aplicação ampla, comuns na MPB, além de fazer parte do clichê: 5ª justa, 5ª aumentada e 6ª maior. Há também algumas finalizações muito usadas em tétrade com quinta aumenta, por exemplo: Dó com sétima maior e quinta aumentada. Obrigado pela dica, em breve acrescentarei esses acordes.
      Forte abraço!

  10. Excelente site, e tem uma coisa que me chamou muito a atenção, é que os comentários são respondidos, coisa muito rara na net.
    Parabéns e continue assim, a tendência é só crescer.

  11. Boa tarde! ótimo dicionário!
    Amigo, eu gostaria de aprender a criar sequencia de acordes com mais eficiência, sem “copiar” de outras músicas, como faço para melhorar nisso?

  12. Maravilha existir pessoas como vc, disponíveis a ajudar. Excelente trabalho e iniciativa. As vezes o simples faz toda diferença com uma pitada de caprichos “acordeais”. E seu mini dicionário faz isso para nós. Passarei a buscar mais conhecimentos fornecidos por vc Professor. Parabéns!

  13. ola! achei muito legal voce colocar os tipos de acordes. E em seguida colocar os tipos de musicas mais tocadas. me ajudou muido obrigado PARABÉNS.

    • Olá, Luiz Paulo.
      Sim, porém, a nota que está na sexta corda solta também faz parte do acorde Dó maior, portanto, se tocar nela eventualmente não estará em dissonância. No caso do acorde Dó# maior ou menor, por exemplos, não se poderia tocar a sexta corda solta, pois, o som seria desagradável. É bom conhecer a formação dos acordes, isso te ajudará muito.
      Espero ter ajudado.
      Forte abraço.

  14. Boa noite Barcellos.
    Sou iniciante na arte de tocar violão e gostaria de saber, como e o que devo fazer para aprender a descobrir as notas de uma musica apenas ouvindo-a
    Grato.

  15. Gostaria de dar os parabéns pelo conteúdo, tive o prazer de aprender música com mestre Juarez Barcellos e hoje estou começando a ensinar, e estou aproveitando o material para estudar e auxiliar nas aulas.

  16. Boa tarde, Juarez – Este trabalho ajuda muito a todos que querem aprender tocar violão. Até mesmo para aqueles que já sabem razoavelmente, tem aí muitas novidades, maneiras mais apropriadas para entender, executar e memorizar certos acordes. Você é um excelente professor e pesquisador, tudo isso somado a uma metodologia primorosa que dá vontade de prosseguir. Meus parabéns, e continue a estimular essa garotada que precisa muito de música para a sua formação, até mesmo para exercer uma profissão num futuro breve.
    ADERBAL Medeiros – NATAL/RN

    • Bom dia, Aderbal.
      Palavras como estas tuas me motivam a continuar buscando o melhoramento na forma de ensinar, além de me darem a sensação de que há um resultado positivo neste trabalho, portanto, muito obrigado.
      Um forte abraço, Aderbal.
      Juarez Barcellos – Piraí/RJ

  17. Boa noite Juarez…esse dicionário é ótimo para quem esta iniciando, assim como eu…você poderia acrescentar o acorde de B4, eu não estou vendo ele no minidicionário e ainda não sei faze-lo obrigada.

    • Olá, Emmanuelle.
      Obrigado pelo comentário. Sobre o B4 é melhor entender partindo do acorde A4 (sem pestana): troque os dedos 1, 2, e 3 por 2, 3 e 4, avance-os até a 4ª casa e acrescente uma pestana na 2ª casa, então teremos o acorde B4. Dessa forma é possível encontrar todos os acordes com 4.
      Espero ter ajudado.

  18. salvador, bahia parabens juarez pelo seu trabalho, eu nao tocava le com cre nao sabia nem pra onde ia excelente material professor

    • Olá, Jorge.
      Significa adicionada. É uma maneira de diferenciar o acorde híbrido com 9 (sem a terça) e o acorde com tríade completa, porém, com a nona adicionada.
      Exemplo:
      C = dó + mi + sol – fundamental, terça e quinta. É uma tríade maior comum.
      C9 = dó + sol + ré – ou seja: fundamental, quinta e nona. Ele não tem a terça. Por isso não é nem maior e nem menor – estrutura híbrida.
      Cadd9 = dó + mi + sol + ré – ou: fundamental, terça, quinta e nona. Nele permanece a terça.

      Espero ter ajudado.
      Forte abraço.

  19. Naldo de Paulista/PE: Parabéns meu irmão pelo excelente trabalho. Ampliou muito a minha visão musical e me ajudou muito na execução das músicas. Fiquei seu fã. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

  20. Muito bem quem criou esse site muito bom, aprendi vários acordes diferentes, que eu não sabia e aprendi tbm os nomes de algumas notas que eu já sabia colocar mais não sabia o nome parabéns

  21. Olá, Juarez! Sua página é show de bola.
    Agora uma pergunta… existe algum programa que gere um diagrama do acorde e salve em jpg ou qualquer outra extensão para que possa ser inserida num documento de word?
    Obrigado, mestre!

    • Ola, Bobby! Muito obrigado.

      Não conheço nenhum programa desse tipo. Sempre monto o acorde num editor de desenho, já montei até no Word mesmo. No MuseScore, editor de partitura, também aparecem alguns diagramas de acordes para violão. No programa Corel Draw, também têm diagramas de acordes junto com as fontes. Se você encontrar algum, avise-me.

      Forte abraço!

  22. Muito bom mi levou a um maiô conhecimento e está mi levando a um maiô desenvolvimento que Deus te abençoe e te sabedoria para desenvolver estudos semelhante a este um abraço e tudo de bom

  23. Muito legal, tenho dificuldade em tocar samba por conta dos acordes dissonantes, com esse dicionário vou decorar os acordes e substituir os naturais. Sou de Nilópolis Rj.

  24. Dizem que quando DEUS não vem , manda um anjo. Tenho um amigo que é o cara no violão , mas não sabe o nome dos acordes , agora ele vai saber e poder me ajudar também. DEUS te abençoe. Obrigado. Vc tem um coração de ouro.

    • Olá, Vinícius.
      Na prática não há diferença entre os acordes F# e Gb por exemplo, mas em termos teóricos sim. Observe que o acorde F# pode pertencer à tonalidade de Si Maior, mas na tonalidade de Ré Bemol Maior ele se chama Gb. Outro exemplo é o acorde Bb na tonalidade de Fá Maior que, para ser A# precisaria estar na tonalidade Rê Sustenido, por exemplo.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.
      Obrigado por participar.

  25. Bom dia muito obrigado pelo Mine dicionário de acorde de notas meu nome é Marcelo eu sou do Rio de janeiro Cenadorcamara gostei muito o material é muito bom.

    • Esse acorde é usado principalmente em progressões de intervalos e nas finalização de músicas.
      C7M(#5) é dó com sétima maior e quinta aumentada. (3° maior, 5° aumentada e 7° maior).
      No violão se monta com o dedo 1 na terceira corda, na primeira casa; dedo 2 na quarta corda, na segunda casa; dedo 3 na quinta corda, na terceira casa e devem ser tocadas as cordas 5, 4, 3, 2 e 1, se tocar a corda 6 tem-se uma inversão do baixo do acorde resultando em C7M(#5)/E, ou seja, com a nota mi no baixo.

      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  26. Juarez parabéns pela objetividade do seu material. Muito bom ter recursos assim para sanar nossas dúvidas e persistir nos estudos da música.

  27. Boa tarde professor Juarez!

    Descobri seu dicionário de violão ao navegar na Internet. Estou olhando o site e gostaria de parabenizá-lo por todo o trabalho.

    Sobre o dicionário, reparei que não tem os acordes de 6 (sexta). Por que não quis inclui-los?

    Quando aparecer esses acordes em cifras, posso substituir pelos acordes 7/13?

    • Olá, Rafael!
      Fico feliz pelo comentário!
      Os acordes com sexta são inversões de outros acordes. Por exemplo: Em7/G = G6 || Em7(b5)/G = Gm6. Então, eles estão no dicionário, porém, sem a inversão.
      Quanto à substituição, depende do acorde e do seu gosto. Por exemplo, o acorde C69 pode muito bem ser substituído por C, C9add, C7M e Am7, resumidamente, dependendo da sequência e do seu gosto em relação ao resultado sonoro.
      7ª e 13ª são intervalos combinados; sempre que tiver 13, estará junto e após o 7.

      Espero ter ajudado na compreensão.
      Felicidades!

  28. Opa! Sempre acompanho seu material, e faço uso dele pra fins de meus estudos. Já que a cada mudança se perde parte do que tenho do período em que estudei. Contudo, por se prático e até um pouco relaxado em por em prática todas as variantes estudo, cm acordes de empréstimo modal, e alguns de extensão. Seu material tem grande aliado pra esse fim. Parabéns!

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.