Execução Harmônica no Violão

Blocos sonoros: são os chamados acordes em plaquet (plaquetas, em catalão), são executados em perfeita simultaneidade, com resultado sonoro denso e ritmicamente marcante.

Arpejos rápidos: sua execução se dá fazendo soar as notas baixas e em conseguinte as notas médias e altas, pela vibração das cordas iniciando pelas superiores (no violão). Esta forma de execução harmônica é utilizada em composições de arranjos onde o propósito seja gerar um brilho maior que os acordes em plaquet. A execução harmônica com arpejos rápidos é a forma mais comum utilizada na execução com palheta, embora o formato de arpejos dedilhados também seja utilizado.

Arpejos Dedilhados: Trata-se de arpejos com padrão rítmico regular, com as notas do acorde distribuídas ao longo do tempo dos compassos, semelhante à maneira do baixo de Alberti, ou Baixo Alberti, em referência ao cantor, cravista e compositor italiano, Domenico Alberti (1710-1740), ao qual se atribui pioneirismo em fazer amplo uso do padrão de arpejo cuja ordem da execução é uma nota grave, depois uma alta, uma nota média conseguinte e novamente alta.

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.