A escala pentatônica é predominante no folclore europeu e principalmente na música oriental, é uma escala de apenas cinco notas, podendo ser maior ou menor, e de aplicação consideravelmente fácil. A cultura oriental é apresentada ao mundo sob trilhas sonoras de caracterÃstica pentatônica, em documentários, reportagens, filmes tÃpicos, propagandas de produtos japoneses, etc., portanto, a escala pentatônica, embora seja tipicamente oriental, é familiar aos ouvintes ocidentais. Ela é trivial entre músicos improvisadores nas músicas contemporâneas ocidentais, e nisso não há paradoxo, o que ocorre é que a escala pentatônica oferece algumas facilidades tanto para o canto, quanto para execução em instrumentos artificiais, principalmente os de cordas. Sua aplicação na música ocidental ocorre com maior frequência  nos solos de guitarra, pois, desta escala de cinco notas, formulam-se cinco desenhos fáceis de decorar e com diversas possibilidades de combinações e efeitos agradáveis.
Pentatônicas de Ré maior e Si menor
Diagramas para pentatônicas de outras tonalidades – link
Os intervalos da escala pentatônica maior
Segunda maior (1 tom); terça maior (2 tons); quinta justa (3 tons e 1/2); sexta maior (4 tons e meio); oitava maior (6 tons).
Os intervalos da escala pentatônica menor
Terça menor (1 tom e 1/2); quarta justa (2 tons e 1/2); quinta justa (3 tons e 1/2); sétima menor (5 tons); oitava maior (6 tons).
Pingback: Diagramas para solos de violão e guitarra – escalas pentatônicas maiores e menores | Juarez Barcellos
Na escalá de ré maior o sà menor e o re
lativo ou seja, a quinta nota tô certo, na prática seria re mi fa# sol lá
A escala de Ré maior: ré, mi, fá#, sol, lá, si e dó#.
A escala de Si menor: sim dó#, ré, mi, fá#, sol e lá.
Na ordem para ambas: 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª
Espero que seja a resposta que você está procurando.
Gostaria que você postasse todas os shapes de todas as notas: c,d,e,f,g,a,b.
Olá, Fábio. Veja essas duas postagens, acho que podem te ajudar:
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2015/05/03/diagramas-para-solos-de-violao-e-guitarra-escalas-pentatonicas-maiores-e-menores/
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/06/08/escala-pentatonica/
Forte abraço!
Valeu Barcellos. Sucesso!!!
Boa noite Juarez Barcellos.
Me chamo Fábio e estou começando a estudar escalas. Minhas dúvidas :
Toda escala pentatotica maior terá uma escala relativa menor? Por exemplo a escala penta de Fá maior terá Lá menor como relativa? Sempre será a mesma escala e o mesmo shape tanto para a penta de F maior quanto para a de Lá menor?
Se assim for, antão eu aprendendo as penta maior estarei aprendendo também as penta menor, já que são relativas da maior?
lá, Fábio. Sim, é isso mesmo. São doze tons maiores e doze menores. Veja:
Dó maior e Lá menor
Ré maior e Si menor
Mi maior e Dó# menor
Fá maior e Ré menor
Sol maior e Mi menor
Lá maior e Fá# menor
Si maior e Sol# menor
Dó# maior e Lá# menor
Mib maior e Dó menor
Fá# maior e Ré# menor
Láb maior e Fá menor
Sib maior e Sol menor
Com apenas cinco diagramas combinados corretamente você tem vinte e quatro tons prontos para improvisação. Apenas um detalhe: observe a nota tônica de cada tom dentro dos diagramas. Nos diagramas abaixo as tônicas maiores estão marcadas de verde:
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/06/08/escala-pentatonica-de-do/
Veja também:
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/12/08/tons/
Forte abraço.
Espero que te ajude.
Obrigado Juarez Barcellos. Muito boa a explicação.
Deus te abençoe sempre.
________________________________
Amém, a nós todos!
Boa tarde Juarez Barcellos. Você fala em 5 escalas pentatonicas maiores e suas relativas menores:
1 – Escalas de dó maior e lá menor ,2 – Escalas de sol maior e mi menor , 3 – Escalas de ré maior e si menor, 4 – Escalas de lá maior e fá# menor, 5 – Escalas de mi maior e dó# menor.
Minha dúvida é porque não tem também a penta de Dó menor ( só tem dó sustenido menor) Ré menor, Fá menor (só tem Fá sustenido menor), Sol menor?
Aguardo respostas.
Abraços,
Fábio Barros
Olá, Fábio.
São cinco desenho, ou diagramas, que combinados proporcionam a execução das doze escalas maiores e de doze menores – 24 escalas.
Então, se você faz os diagramas de dó maior, está fazendo ao mesmo tempo a escala de lá menor. Para fazer as escalas de dó# maior e lá# menor, basta avançar todos os desenhos uma casa afrente, ou seja, meio tom acima. O desenho que começava na 3ª casa, passa para a 4ª casa, e assim com todos os demais
Em breve vou publicar com texto e vÃdeo os padrões para executar bem os diagramas de escalas.
Espero ter ajudado.
Forte abraço.
E AS PENTATONICAS DE F e B
Olá, Antônio.
Basta usar os diagramas de Mi uma casa afrente e terá a Pentatônica de Fá. Para ter a Pentatônica de Si, use os diagramas de Dó uma casa atrás. Em outras palavras basta subir meio tom a escala de Mi para obter a escala de Fá e baixar meio tom a escala de Dó para ter a escala de Si.
Espero ter explicado com clareza, mas se tiver dúvida, pode perguntar.
Forte abraço.
Olá, peguei a pentatônica de D/Bm e de C. Apenas não entendi a lógica para troca de posição dos desenhos entre os tons, poderia me explicar? Gostaria de pegar a nota Mi na sétima casa da quinta corda ou um Sol na terceira casa da sexta corda e saber qual o desenho a ser aplicado.
Olá, Andryon!
Você quer a escala de Sol maior e mi menor, que são a mesma.
Para trocar de escala basta ver a nota correspondente ao número do dedo que está em cor verde no diagrama. Onde ele estiver estará a nota tônica de alguma escala maior; sabendo a maior, sabe-se a menor relativa facilmente (um tom e meio abaixo). Entendeu?
Se ainda tiver dúvida, pode perguntar.
O link da escala maior:
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/06/08/escala-pentatonica-de-sol/
Felicidades.