A escala pentatônica é predominante no folclore europeu e principalmente na música oriental, é uma escala de apenas cinco notas, podendo ser maior ou menor, e de aplicação consideravelmente fácil. A cultura oriental é apresentada ao mundo sob trilhas sonoras de característica pentatônica, em documentários, reportagens, filmes típicos, propagandas de produtos japoneses, etc., portanto, a escala pentatônica, embora seja tipicamente oriental, é familiar aos ouvintes ocidentais. Ela é trivial entre músicos improvisadores nas músicas contemporâneas ocidentais, e nisso não há paradoxo, o que ocorre é que a escala pentatônica oferece algumas facilidades tanto para o canto, quanto para execução em instrumentos artificiais, principalmente os de cordas. Sua aplicação na música ocidental ocorre com maior frequência nos solos de guitarra, pois, desta escala de cinco notas, formulam-se cinco desenhos fáceis de decorar e com diversas possibilidades de combinações e efeitos agradáveis.
Os intervalos da escala pentatônica maior
segunda maior (1 tom); terça maior (2 tons); quinta justa (3 tons e 1/2); sexta maior (4 tons e meio); oitava maior (6 tons)
Os intervalos da escala pentatônica menor
terça menor (1 tom e 1/2); quarta justa (2 tons e 1/2); quinta justa (3 tons e 1/2); sétima menor (5 tons); oitava maior (6 tons)
Pingback: Escala pentatônica de Dó | Juarez Barcellos
Pingback: Escala pentatônica de Lá | Juarez Barcellos
Pingback: Juarez Barcellos
Pingback: Escala pentatônica de Sol | Juarez Barcellos
Pingback: Escala pentatônica de Mi | Juarez Barcellos
Pingback: Escala pentatônica de Ré | Juarez Barcellos