Estão registrados em O Evangelho Segundo Lucas, cinco cânticos relacionados com o nascimento de Jesus, chamados de Cânticos do Advento. Eles são conhecidos pelos seus nomes em latim: Ave Maria, Magnificat, Benedictus, Gloria in Excelsis e Nunc Dimittis.
1. Ave Maria (Saudações, Maria) – o anjo Gabriel prediz o nascimento de Jesus / 1.28-33
Este é o primeiro dos cinco cânticos registrados em Lucas (1.28-33) relacionados com o nascimento de Jesus Cristo. Em Saudações Maria, o anjo Gabriel foi a Nazaré, cidade da Galiléia, enviado por Deus para anunciar à Maria que ela seria, ainda virgem, a mãe de Jesus Cristo.
Aproximando-se dela, disse: Salve! altamente favorecida, o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, perturbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria esta. Disse-lhe o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, A quem chamarás Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, E ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó, E o seu reino não terá fim.
2. Magnificat (Engrandece) – Maria em visita a Isabel, sua prima, mãe de João Batista / 1.46-55
Este é o segundo dos cinco cânticos registrados em Lucas (1.46-55). Neste, Maria em visita à Isabel, sua prima, mãe de João Batista, engrandece ao Senhor.
A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na humildade de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.
3. Benedictus (Bendito) – Cântico de Zacarias / 1.68-79
Este é o terceiro dos cinco cânticos registrados em Lucas (1.68-79). Neste cântico, Zacarias fala sobre Jesus como o libertador prometido, e também, sobre a missão de João Batista, seu filho.
Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
4. Gloria in Excelsis (Glória nas alturas) – multidão de anjos no nascimento de Jesus, falando a pastores camponeses / 2.14
Este é o quarto e menor dos cinco cânticos registrados em Lucas (2.14) relacionados com o nascimento de Jesus Cristo. Em Glória nas Alturas (Gloria in excelsis), uma multidão da milícia celestial louvava a Deus, após um anjo enviado por Deus anunciar aos pastores camponeses a boa-nova, o nascimento de Jesus.
Glória a Deus nas maiores alturas, E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem.
5. Nunc Dimittis (Agora despedes) – Cântico de Simeão, a quem Deus prometera que veria o Cristo / 2.29-32
Este é o quinto dos cinco cânticos registrados em Lucas (2.29-32) relacionados com o nascimento de Jesus Cristo. Em Nunc Dimittis (Agora Despedes), Simeão, homem justo e piedoso de Jerusalém, louva a Deus por ter visto o Cristo, como o Espírito Santo lhe havia revelado.
Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, A qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.