O projeto Piraí: Acordando Sons, Musicando Cultura pode ser um meio de incentivar os alunos a se esforçarem ainda mais. Piraí será um dos primeiros municípios da região a conceber uma Orquestra de Violões. O lançamento acontecerá no dia 20 de outubro, às 16h, no palco da Praça da Prefeitura do 12º Piraí Fest. Ao todo, 12 alunos do projeto de música “Piraí: Acordando Sons, Musicando Cultura” participarão da apresentação de estréia e farão a composição da orquestra.
O projeto de música da Secretaria Municipal de Cultura existe há sete anos e agora passa a contar com mais um mecanismo de incentivo aos alunos. De acordo com o idealizador da orquestra, o professor Juarez Barcellos, há tempos a ideia já estava sendo discutida. “A idéia da orquestra surgiu há bastante tempo, em 2005, mas só agora passamos a contar com o espaço e incentivo para executá-lo”, contou o professor.
Ainda segundo Juarez, os alunos do projeto de música que se mostrarem dispostos a participar da orquestra serão escolhidos. “Na escolha dos 12 primeiros integrantes buscamos avaliar a disponibilidade, o comprometimento e o talento. Outros alunos que preencherem esses requisitos também terão a oportunidade de participar da orquestra”, destacou o idealizador do projeto, que também estará na orquestra.
Para o coordenador do projeto “Piraí: Acordando Sons, Musicando Cultura”, Rodrigo Ciroco, a orquestra pode ser um meio de incentivar os alunos a se esforçarem ainda mais. “A orquestra irá atribuir uma importância maior ao projeto, pois dará um rumo aos alunos, uma meta a ser cumprida que é ser um dos integrantes da mesma”, comentou Rodrigo.