Estes são os acordes básicos para cavaquinho, com eles é possível montar um grande repertório de música brasileira.
Acordes maiores e menores (tríades maiores e menores = acordes de três notas)
Esses acordes são usados para começar e finalizar músicas, assim exercem a função tônica dando nome ao tom da música. Existem poucas exceções para essa regra de começar e terminar com o acorde que dá nome ao tom.
Acordes maiores com sétima (tétrades maiores = acordes de quatro notas)
Esses acordes são usados como preparação para outros, que podem ser maiores ou menores localizados quarta justa acima (2 tons e meio; ex.: sol + 2 tons e meio = dó). Eles exercem a função dominante, ou seja, possuem intervalos com sonoridades dissonantes que devem ser sucedidas por outro intervalo, ou outro acorde, para ter a sensação de conclusão sonora.
Acordes menores com sexta
Esses acordes são usados como alternativas para substituição de acordes menores, principalmente os de função tônica (que dão nome ao tom) em tons menores. São muito utilizados também sobre a quarta nota da escala maior, substituindo o acorde maior original por um menor com sexta Ex.: sobre a quarta nota do tom dó, que é fá, forma-se o acorde F (fá maior) que pode ser substituído por Fm6 (fá menor com sexta), obviamente respeitando o bom senso sonoro.
Acordes menores com sexta
Esse acorde, original do tom menor, possui função dominante e têm como principal aplicação anteceder acordes menores que resolvem, ou conclui a sonoridade, meio tom acima (ex.: Bº para Cm).
Acordes menores com quinta diminuta (tríades diminutas)
Esse tipo de acorde pode ser usado para substituir acordes diminutos em tétrades, acordes menores com sétima e quinta diminutas, todas as vezes que se queira obter uma sonoridade alternativa. Para exemplo, experimente tocar os acordes sol maior, sol diminuto em tríade e novamente o sol maior (G | Gm(b5) | G ) e ouça a agradável sonoridade dessa combinação simples.
Gostei muito das forma como vc mandou;
Obrigado, Aldir.
Qual é a afinaçao das notas
Por favor
Ré (agudo), si, sol e ré (médio)
Engraçado sempre achei que a nota mais aguda fosse um mi, por causa daquela musica do Adoniran, prova de carinho…
É possível usar também mi si sol ré, mas o mais usado é ré si sol ré.
Forte abraço.
Entendi, obrigado pela informação professor. Abraços
Forte abraço, Rafael.
Achei muito bom estou fazendo um cavaquinho para estou pensando em aprender tocar.
Que bom, Renato!
Muito obrigado.
Sucesso!