Escala Diatônica
A partir de qualquer nota da escala temperada (doze notas) pode-se iniciar uma escala diatônica seguindo seu padrão de estrutura de tons e semitons. Na sexta nota da escala maior começa uma escala que é chamada de menor relativa, e esta possui as mesmas notas da escala maior que lhe deu origem, porém, são diferentes na estrutura, pois a sexta nota da escala maior é a primeira da menor. Os semitons também mudam de ordem, na escala de Dó maior, os semitons estão da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª notas; na escala de Lá menor, os semitons estão da 2ª para a 3ª e da 5ª para a 6ª notas. Além disso, a escala menor sofre alterações que dão origem a duas novas escalas, que são a Escala Menor Harmônica e a Escala Menor Melódica.
Diatônica: prefixo grego dia (movimento através) + sub feminino tônica (primeira nota de uma escala). A palavra diatônica refere-se às escalas maiores e menores do Sistema Tonal, que é o sistema dominante na música ocidental globalizada. É um padrão escalar que se inicia a partir de qualquer uma das doze notas do Sistema Temperado. Esse sistema tem doze intervalos iguais entre si, considerando sua progressão cromática em treze notas, sendo que a décima terceira é a repetição da primeira, porém, com o dobro da frequência (Hz).
Observação: há diferença entre nota tônica e fundamental.
- Tônica é a nota que inicia uma escala, é a primeira e a oitava nota das escalas maiores e menores.
- Fundamental é primeira nota do acorde. O acorde é formado por fundamental, terça, quinta…
Escala Natural
Escala natural é aquela formada com as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, é a escala de Dó maior e sua relativa Lá menor. Uma escala menor relativa é chamada também de escala menor natural para diferir de suas derivadas menor harmônica e menor melódica, já que o termo “menor relativa” indica relação com uma escala maior. É comum encontrar textos usando nome Escala Natural com referência às escalas diatônicas maiores e menores em geral.
Escala Maior
Escala maior é o padrão diatônico estabelecido a partir da escala natural de Dó maior, caracterizado por intervalos de semitom da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª nota, sendo de um tom o intervalo entre as demais.
Escala Menor
Escala menor é o padrão diatônico estabelecido a partir da escala natural de Lá menor, caracterizado por intervalos de semitom da 2ª para a 3ª e da 5ª para a 6ª nota, sendo de um tom o intervalo entre as demais. Esta escala sofre duas alterações gerando três tipos de escalas menores, que passam a ter como referência de escala menor, apenas o intervalo de semitom da 2ª para a 3ª nota.
Escala menor relativa é aquela que se inicia na sexta nota de uma escala maior, compondo-se das mesmas notas.
Escalas homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome para modos diferentes. Ex.: Dó maior e Dó menor. São chamadas também de Escalas Paralelas e Tons Paralelos.
Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes diferentes para um mesmo grupo sonoro. Podem ser escalas ou notas. Ex.: Dó# e Réb.
Escalas menores natural, harmônica e melódica
A escala menor sofre duas mudanças que dão origem a duas novas escalas, também menores. Então temos três escalas menores:
- Escala Menor Natural: começa na sexta nota de uma escala maior diatônica, da qual é relativa, e dá origem as outras duas (harmônica e melódica).
- Escala Menor Harmônica: em relação à menor natural, sofre alteração de meio tom acima na sétima nota, passando de sétima menor (5 tons) para sétima maior (5 tons e meio); alterando também, o intervalo existente entre a sétima e a oitava nota, passando de segunda maior (tom) para segunda menor (semitom).
- Escala Menor Melódica: em relação à menor harmônica, sofre alteração de meio tom acima na sexta nota, passando de sexta menor (4 tons) para sexta maior ( 4 tons e meio), para diminuir o intervalo de terça menor (tom e meio) existente entre a sexta e a sétima nota na menor harmônica, passando a ser de segunda maior (tom). O padrão intervalar da escala menor melódica difere-se do padrão da escala maior apenas pelo intervalo de terça menor (tom e meio), que na escala maior é terça maior de (2 tons). Veja a aula Intervalos.
Escala maior: dó ré mi fá sol lá si dó
Menor natural: lá si dó ré mi fá sol lá (relativa)
Menor harmônica: lá si dó ré mi fá sol# lá
Menor melódica: lá si dó ré mi fá# sol# lá
As alterações da escala harmônica e melódica não aparecem na armadura de clave e sim no decorrer da peça, como acidente local.
Resumo dos semitons nas escalas: Escala maior: da 3ª p / 4ª e da 7ª p/ 8ª || Escala menor natural: da 2ª p/ 3ª e da 5ª p/ 6ª || Escala menor harmônica: da 2ª p/ 3ª, da 5ª p/ 6ª e da 7ª p/ 8ª || Escala menor melódica: da 2ª p/ 3ª e da 7ª p/ 8ª.
Escala Pentatônica
A escala pentatônica é predominante no folclore europeu e principalmente na música oriental, é uma escala de apenas cinco notas, podendo ser maior ou menor, e de aplicação consideravelmente fácil. A cultura oriental é apresentada ao mundo sob trilhas sonoras de característica pentatônica, em documentários, reportagens, filmes típicos, propagandas de produtos japoneses, etc., portanto, a escala pentatônica, embora seja tipicamente oriental, é familiar aos ouvintes ocidentais. Ela é comumente usada por músicos improvisadores na música contemporânea ocidental, e nisso não há paradoxo, o que ocorre é que a escala pentatônica oferece algumas facilidades tanto para o canto, quanto para execução em instrumentos artificiais, principalmente os de cordas. Sua aplicação na música ocidental ocorre com maior frequência nos solos de guitarra, pois, desta escala de cinco notas, formulam-se cinco diagramas fáceis de decorar e com diversas possibilidades de combinações e efeitos agradáveis.
Intervalos das escalas pentatônicas maiores e menores
Maior: segunda maior (1 tom); terça maior (2 tons); quinta justa (3 tons e 1/2); sexta maior (4 tons e meio); oitava maior (6 tons)
Menor: terça menor (1 tom e 1/2); quarta justa (2 tons e 1/2); quinta justa (3 tons e 1/2); sétima menor (5 tons); oitava maior (6 tons).
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Harmonia funcional
Desejo aprender acordes do campo harmônico, completo, ex. Maior , menor, 7 M e m
Olá, José. Você pode acessar a seguinte aula:
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/12/08/tons/
Muito bom o post e o site. Estou aorendendo bastante. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado, Dan.
Forte abraço.