Clique para acessar o notas-naturais-no-violc3a3o-atc3a9-a-17c2aa-casa.pdf
Clique para acessar o introduc3a7c3a3o-c3a0-leitura-musical-no-violc3a3o.pdf
Este estudo é para aqueles que querem tocar por partitura. O resultado prático desse estudo obtive aplicando em aulas em grupo e individuais. Quando o aluno conhece a canção trabalhada, que neste estudo é “Eu Sei Que Vou Te Amar”, o resultado é mais rápido e proveitoso, mas ainda que ele não a conheça, deverá fazer o exercício para se familiarizar com as notas em algumas cordas e casas do violão. Este estudo tem duração de quatro semanas, em média, divididas em quatro ou duas aulas, devendo ser sucedido pela melodia completa da canção “Eu Sei Que Vou Te Amar”, ou de outra que tenha as mesmas características, e no mesmo tom – dó maior. Uma boa alternativa, é a canção “Ode To Joy”, ou “Hino à Alegria”, de L. V. Beethoven.
Este estudo é para os que fizeram o Estudo para iniciação nº 1, por estarem organizados em série, e os que querem fazer um estudo em grupo de quatro ou mais alunos. O resultado prático desses dois estudos obtive em aulas em grupo e individuais. Quando o aluno conhece a canção trabalhada, que neste estudo é “Eu Sei Que Vou Te Amar”, o resultado é mais rápido e proveitoso, mas ainda que ele não a conheça, deverá fazer o exercício para se familiarizar com as notas em algumas cordas e casas do violão. Este estudo tem duração de oito semanas, em média, divididas em oito ou quatro aulas, devendo ser aplicada a um grupo de quatro ou mais alunos, podendo também, ser utilizado por alunos que conseguem ou queiram tocar duas linhas melódicas simultaneamente em um violão. Neste caso, dois violões atenderiam as quatro linhas melódicas da partitura ao lado, porém, não é este o objetivo do exercício proposto, e sim, que quatro violões emitam linhas melódicas diferentes e simultâneas.
Eu Sei Que Vou Te Amar – Estudo nº 1 – PDF
Eu Sei Que Vou Te Amar – Estudo nº 2 – PDF
Ode to Joy em Dó Maior
Arranjo para os dedos indicador e médio tocarem a melodia e o polegar fazer o acompanhamento. Comece tocando apenas a melodia até decorar, em seguida, toque com acompanhamento. Observe com atenção os dedos da mão esquerda relacionados ao acompanhamento: dedo 3 para as notas dó e sol (5ª e 6ª cordas/3ª casa); dedo 2 para a nota mi (4ª corda/2ª casa); dedo 1 para as notas si bemol e fá (5ª e 6ª cordas/1ª casa).
Ode to Joy em Sol Maior
Este é o segundo exercício, segundo arranjo, e deve ser executado seguindo os mesmos critérios do exercício anterior.
Mais exercícios em: https://ode-to-joy-exercicios-para-violao

Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.