Iniciação ao violão com partituras

Clique para acessar o notas-naturais-no-violc3a3o-atc3a9-a-17c2aa-casa.pdf




Clique para acessar o introduc3a7c3a3o-c3a0-leitura-musical-no-violc3a3o.pdf




Estudo para iniciação ao violão - 01

Este estudo é para aqueles que querem tocar por partitura. O resultado prático desse estudo obtive aplicando em aulas em grupo e individuais. Quando o aluno conhece a canção trabalhada, que neste estudo é “Eu Sei Que Vou Te Amar”, o resultado é mais rápido e proveitoso, mas ainda que ele não a conheça, deverá fazer o exercício para se familiarizar com as notas em algumas cordas e casas do violão. Este estudo tem duração de quatro semanas, em média, divididas em quatro ou duas aulas, devendo ser sucedido pela melodia completa da canção “Eu Sei Que Vou Te Amar”, ou de outra que tenha as mesmas características, e no mesmo tom – dó maior. Uma boa alternativa, é a canção “Ode To Joy”, ou “Hino à Alegria”, de L. V. Beethoven.

Estudo para iniciação ao violão - 02

Este estudo é para os que fizeram o Estudo para iniciação nº 1, por estarem organizados em série, e os que querem fazer um estudo em grupo de quatro ou mais alunos. O resultado prático desses dois estudos obtive  em aulas em grupo e individuais. Quando o aluno conhece a canção trabalhada, que neste estudo é “Eu Sei Que Vou Te Amar”, o resultado é mais rápido e proveitoso, mas ainda que ele não a conheça, deverá fazer o exercício para se familiarizar com as notas em algumas cordas e casas do violão. Este estudo tem duração de oito semanas, em média, divididas em oito ou quatro aulas, devendo ser aplicada a um grupo de quatro ou mais alunos, podendo também, ser utilizado por alunos que conseguem ou queiram tocar duas linhas melódicas simultaneamente em um violão. Neste caso, dois violões atenderiam as quatro linhas melódicas da partitura ao lado, porém, não é este o objetivo do exercício proposto, e sim, que quatro violões emitam linhas melódicas diferentes e simultâneas.

Eu Sei Que Vou Te Amar – Estudo nº 1 – PDF

Eu Sei Que Vou Te Amar – Estudo nº 2 – PDF


Ode to Joy em Dó Maior

Arranjo para os dedos indicador e médio tocarem a melodia e o polegar fazer o acompanhamento. Comece tocando apenas a melodia até decorar, em seguida, toque com acompanhamento. Observe com atenção os dedos da mão esquerda relacionados ao acompanhamento: dedo 3 para as notas dó e sol (5ª e 6ª cordas/3ª casa); dedo 2 para a nota mi (4ª corda/2ª casa); dedo 1 para as notas si bemol e fá (5ª e 6ª cordas/1ª casa).

Image

Ode to Joy em Sol Maior

Este é o segundo exercício, segundo arranjo, e deve ser executado seguindo os mesmos critérios do exercício anterior.

Hino à Alegria arranjo simplificado para violão em Sol maior

Mais exercícios em: https://ode-to-joy-exercicios-para-violao

imagem-de-rodapc3a9-do-site-3

Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.