Autora: Érica Ferreira de S. B. de Paula – Profª de Educação Física
A Educação Física pode ser entendida como uma área que interage com o ser humano em sua totalidade, englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais e a relação entre eles.
A definição da didática na Educação Física e na educação, de modo geral, se deu em meio aos conflitos entre as políticas educacionais hegemônicas e os movimentos de contestação e essas políticas.
A Educação Física se caracterizou por diferentes perspectivas históricas:
1. Pedagogia tradicional: dominante no período educacional brasileiro iniciado pelos jesuítas, identificada como Educação Física Higienista (predominante até 1930) e Educação Física Militarista (predominante entre 1930 e 1945). Nessa época a Educação Física escolar era entendida como atividade exclusivamente prática, fato este que contribuiu para não diferenciá-la da instrução física militar.
2. Pedagogia tecnicista: predominância dos estudos desenvolvidos pela ciência do comportamento humano e pelo desenvolvimento de aparelhos destinados ao trabalho pedagógico. No período pós-64 instala-se na escola a divisão do trabalho sob a justificativa da produtividade, característica marcante dessa pedagogia. O esporte era o conteúdo principal das aulas de educação física, pautadas pelos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade.
JuarezBarcellos.WordPress.com de Juarez Barcellos de Paula, licenciado sob uma LicençaCreativeCommonsAtribuiçãoNãoComercialCompartilhaIgual3.0NãoAdaptada.