Acordes maiores e menores (simples)
Eles aparecem por toda a música muitas vezes antecedidos por acordes de preparação (segue abaixo), e, em regra geral, iniciam e finalizam as canções dando nomes aos tons aos quais pertencem, ou seja, o tom da música.
Acordes maiores com sétima
Esses acordes são usados como preparação (dissonantes). Essa preparação pode ligar a outro acorde com característica de resolução, ou também por outro de preparação.
Acordes maiores e menores com sexta
Esses acordes são usados como alternativas para substituição de acordes maiores e menores (podendo ser em tríades ou tétrades), quando estes dão nome ao tom da música, ou seja, são o primeiro acorde do tom (I ou Im), ou quando são o quarto acorde do tom (IV e IVm).
Acordes diminutos – tétrades diminutas
Esse acorde, original do tom menor, possui função dominante e têm como principal aplicação anteceder acordes menores que resolvem, ou conclui a sonoridade, meio tom acima (ex.: Bº para Cm).
Acordes menores com quinta diminuta – tríades diminutas
Esse tipo de acorde pode ser usado para substituir acordes diminutos em tétrades, acordes menores com sétima e quinta diminutas, todas as vezes que se queira obter uma sonoridade alternativa. Por exemplo: tocar os acordes sol maior, sol diminuto em tríade e novamente o sol maior (G | Gm(b5) | G ) gera uma combinação sonora agradável.
Acordes maiores com 7M e menores com 7
Esses acordes maiores e menores em tétrades (acordes de quatro notas), assim como os maiores e menores em tríades (acordes de três notas), são acordes que iniciam e finalizam as músicas permitindo identificar os tons delas. Também aparecem no decorrer das canções seguindo critérios comuns do estudo de harmonia.
Acordes menores com sétimas maiores
Esse acordes é característico da Escala Menor Harmônica, pode ser encontrado em finalizações de canções em tom menor, porém, sua aplicação mais comum é nos clichês que combinam quatro tipos de acordes menores em série. Por exemplo: Cm Cm(7M) Cm7 Cm6, podendo ser incompleta, repetitiva, ou com ordem invertida.
Acordes maiores com sexta e nona
Esse tipo de acorde é mais comum nas introduções das canções com característica de acorde que dá nome ao tom, substituindo acordes maiores em tríades, como C, ou em tétrades, como C7M.
Clique para acessar o dicionc3a1rio-de-acordes-para-cavaquinho.pdf
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Quero ver mais acordes de cavaco. ..
Olá, Alexandre. Em breve completarei a série.
Olá muito boa essa conotação, muito bem explicado parabéns pela iniciativa, só falta completar o restante dos acordes. obrigado!
Obrigado, Leandro. Completarei em breve.
Parabéns nota mil pra você, muitas pessoas cobram para passar o aprendizado. Gostaria de saber se tem algo mais sobre cavaco.
Obrigado, Nilson. Vou acrescentar mais acordes para completar a série. As aulas de teoria e harmonia se aplicam também ao cavaquinho. Clique em https://juarezbarcellos.wordpress.com/aulas/
Muito bom mano tá me ajudando
bastante já sai umas 40 músicas rss
Olá, Fábio. Quanto tempo!
Espero que esteja tocando muito bem o cavaquinho.
Um forte abraço.
Realmente mestre,
O que você faz pala música é de uma generosidade e bondade incríveis.
Deus te abençoe.
Olá, Marcos!
Muito obrigado pelas palavras.
Amém! Idem.
Um forte abraço!
Obrigado vai me ajudar muito estando eu começando agora.
Olá, Bruno!
Fico feliz em saber. Bons estudos!
Juarez, muito bom esse material. Essas outras possibilidades de montagem de acordes são fantásticas. Sons mais abertos. Show. obrigado, sucesso e boa sorte. Forte abraço.
Olá, Sérgio! Que bom que você gostou! Faça bom uso dessas possibilidades e desenvolva outras para te facilitar na execução, na criação de arranjos e na interpretação.
Um forte abraço!
Show estavo precisando desse conhecimento dos acorde obrigado.
Olá, Luiz Alberto!
Fico feliz em saber.
Sucesso!
Obrigado. Sou trompetista des dos 4 aninhos de idade já hab12 anos estudando cavaquinho sosinho. Como leio partitura estou aproveitando isto muito obrigado achei o que eu precisava. Luiz Alberto. E. Juares Barcelos. Obrigado
Olá, Valdomiro!
Começou bem novo, eh! Sucesso nos estudos. Veja as aulas abaixo.
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/01/02/pauta-ou-pentagrama-com-espacos-e-linhas-suplementares/
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2014/05/13/claves-musicais-e-armaduras-de-claves/
Veja outras em PUBLICAÇÕES no menu acima.
Abraços! Fica com Deus!
Que Deus te abençoe pelo que faz, Sou cristão e componho algumas músicas, Tenho quatro sambas gospel e fiquei muito feliz vendo suas dicas que me ajudou a dar uma incrementada nos acordes, Sou iniciante no cavaquinho e o que me ajuda um pouco e o conhecimento no violão que estudo também. Obrigado por dividir seus conhecimentos gratuitamente que com certeza Deus te dá em dobro por tudo que faz pela gente.
Olá, Luis!
Muito obrigado pelo relato. Que Deus te abençoe.
Sucesso, meu irmão!
valdomiroromualdosilva@hotmail.com muito bom. Brilhante esplicacoes de grande valia para mim que estou aprendendo parabéns pela bela iniciativa
Muito obrigado! Bons estudos, Valdomiro!