Eusébio de Cesaréia

História Eclesiástica

Livro II

Capítulo 5

A Embaixada de Fílon a Caio em favor dos judeus

1. Fílon nos deu uma conta, em cinco livros, dos infortúnios dos judeus sob Caio. Ele conta ao mesmo tempo a loucura de Caio: como ele chamou a si mesmo um deus e executou como imperador, inumeráveis ​​atos de tirania. Descreve ainda as misérias dos judeus sob ele, e dá um relatório da embaixada sobre a qual ele mesmo foi enviado a Roma, em nome de seus compatriotas em Alexandria; como quando ele esteve diante de Caio em nome das leis de seus pais e dele recebeu nada além de riso e zombaria, e quase pôs em risco a sua vida.
2. Josefo também faz menção a essas coisas no livro XVIII de suas Antiguidades, nas seguintes palavras: 
“A sedição tendo surgido em Alexandria entre os judeus que moram lá e os gregos, três deputados foram escolhidos de cada facção e foram a Caio.
3. Um dos deputados Alexandrino era Ápio, que proferiu muitas calúnias contra os judeus, entre outras coisas, dizendo que eles negligenciaram as honras devidas a César. Porquanto todos estavam sujeitos a Roma, erigiram altares e templos a Caio, e em todos os outros aspectos trataram-no como fizera aos deuses, eles só consideraram vergonhoso homenageá-lo com estátuas e jurar por seu nome.
4. E quando Ápio havia dito muitas acusações graves pelos quais ele esperava que Caio seria despertado, como, aliás, era provável, Fílon, o chefe da embaixada judaica, um homem celebrado em todos os aspectos, irmão de Alexandre, o alabarca, qualificado em filosofia, estava preparado para entrar com uma defesa em resposta a suas acusações.
5. Mas Caio o impediu e ordenou-lhe que saísse, e muito se irritou, ficou claro que ele meditava algo severo contra eles. E Philo partiu coberto com insulto e disse aos judeus que estavam com ele para terem bom ânimo; porquanto Caio se enfurecera contra eles, mas, de fato, estava lutando com Deus. “ Até aqui Josefo. 
6. E o próprio Fílon, no trabalho à embaixada que ele escreveu, descreve com precisão e em detalhes as coisas que eram feitas por ele na época. Mas vou omitir a maioria delas e registrar somente as coisas que se farão claramente evidentes para o leitor de que as desgraças dos judeus vieram sobre eles, não muito tempo depois de suas ações ousadas contra Cristo e por conta das mesmas.
7. E, em primeiro lugar, ele relata que em Roma durante o reinado de Tibério, Sejano, que na época gozava de grande influência com o imperador, fez todos os esforços para destruir a nação judaica completamente, e que na Judéia, Pilatos, sob os quais os crimes contra o Salvador foram cometidos, tentou algo contrário à lei judaica a respeito do templo, que era naquele tempo ainda de pé em Jerusalém, e excitou-os aos maiores tumultos.

Licença Creative Commons Licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.