Educação musical infantil

Existem muitas formas de ensinar música para crianças. Pode-se começar com simples brincadeiras até chegar aos exercícios técnicos dos instrumentos musicais. Apresento algumas dessas alternativas para que a criança, com o apoio de um professor, ou de um familiar, desenvolva o seu aprendizado musical.

VIOLÃO

Trabalhar com notas naturais na primeira, segunda e terceira cordas, flexionando os dedos indicador e médio da mão direita alternadamente. Assim, ela aprenderá as notas sol e lá na terceira corda; si, dó e ré na segunda corda; mi, fá, sol e lá na primeira corda (sol – lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá). Com esse grupo de notas naturais é possível tocar muitas melodias, o que dará ao aluno motivação para continuar estudando.

Arpejos simples dedilhados – blocos harmônicos palhetados

Arpejos dedilhados simples (ex.: p i m a // p i m a m i) em acordes fáceis como Em, A7, D7, etc..

Desenvolver os acordes utilizando a palheta para facilitar o aprendizado dos mesmos.

TEORIA MUSICAL COLORIR FIGURAS

TEORIA MUSICAL COPIAR FIGURAS

TEORIA MUSICAL CLAVE DE SOL

TEORIA MUSICAL EXPOSIÇÃO CASA DE CULTURA

Trabalhos desenvolvidos por alunos do projeto musical da Secretaria de Cultura do Município de Piraí – RJ. Apresentados em dezembro de 2017 na Casa de Cultura de Piraí, como parte do evento de encerramento anual.

CHOCALHO E CANTO ACOMPANHADO

Obs.: com crianças de qualquer faixa etária, é preciso ter muita paciência. Além disso, é muito importante ter alguém da família acompanhando as aulas.
A partir desses três exemplos básicos, é possível fazer variações ampliando muito o leque de material didático. Utilize-se da criatividade para produzir elementos que facilitem e motivem a criança.

DESENVOLVENDO O CANTO INFANTIL

Músicas com frases curtas e repetitivas favorecem o exercício do canto infantil, pois podem ser decoradas facilmente, tanto a melodia, quanto as palavras. No exemplo abaixo, um clássico da música brasileira, de Antônio Carlos e Jocáfi, com um refrão simples e alegre, na cadência do samba, diz: você abusou, tirou partido de mim, abusou.

Na sequência, a música modula para a tonalidade menor paralela, as frases são feitas com notas curtas e sílabas muito variadas, o que a torna difícil para a criança cantar, portanto, somente o refrão é objeto do nosso estudo.

Um refrão clássico e fácil como repertório infantil

O canto infantil prioriza canções singelas porque melodias com notas curtas, e em série, são difíceis de se cantar. Nesse caso a criança pode trocar sílabas, ou até mesmo palavras, como no vídeo abaixo. Mesmo assim devemos trabalhar essas canções com crianças.

A música de Djavan trabalhada como repertório infantil

A bossa de Tom Jobim trabalhada como repertório infantil

TECLADO COM AS DUAS MÃOS

No vídeo abaixo, a canção “Anunciação” – Alceu Valença, é exercitada com as duas mãos, para solo e acompanhamento. Observa-se que a postura das mãos ainda está em desenvolvimento, mas a canção já está em evidência rítmica.

PANDEIRO E CANTO

A canção cantada foi feita para a criança, o que a estimula a cantar, pois sabe que é um presente imaterial para ela. Neste exercício está dividido em duas tarefas: tocar o pandeiro na primeira parte da canção e cantar na segunda parte dela.

Pandeiro com movimento contínuo na ordem polegar, dedos, base e dedos, em cada quarto de tempo do compasso binário, que é tipicamente brasileiro.

O PANDEIRO – SAMBA

Pandeiro na ordem polegar, dedos, base e dedos, em cada quarto de tempo do compasso binário, com pausa de um tempo no meio da música. Neste exercício, da obra de Chico Buarque, “Gente Humilde”.

FLAUTA DOCE

Exercício com notas “naturais”, na ordem ascendente: mi, fá, sol, lá, si e dó; e descendente: dó, si, lá, sol, fá e mi. A flauta doce utilizada é do tipo germânica. As notas dó e ré, mais baixas ainda não fazem parte deste exercício devido ao maior grau de dificuldade gerado pelos furos duplos. Embora a maioria dos professores recomendem a flauta doce barroca, pode-se observar bons resultados com a flauta doce germânica também.

Alecrim Dourado – ainda sem usar os furos duplos

VASSOURINHAS E PANDEIRO

O uso das vassourinhas pode ser uma boa tática para o aprendizado musical, por sua sensibilidade coordenativa prática, bem como, sua sonoridade agradável e sutil. No exemplo abaixo, observamos sua aplicação no pandeiro, mas pode ser aplicada em outros instrumentos percussivos com pele. Observa-se a postura deve ser mantida sem apoiar os braços nas pernas, porém, ao impor muita rigidez pode desmotivar a criança.

imagem-de-rodapc3a9-do-site-3

Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.