O Mito de Aquiles em resumo – noções básicas sobre a educação homérica

O auge da história de Aquiles descrita no poema A Ilíada de Homero está, resumidamente, ligada à guerra entre gregos e troianos que, segundo Gonçalves (2008), aconteceu em meados do século XII a.C.. Nessa guerra, após dez anos tentando invadir Tróia, os gregos fingiram desistir, e, ainda, presenteá-la com um grande cavalo de madeira que possibilitou a invasão, pois, nele se escondiam guerreiros gregos. Aquiles foi o melhor guerreiro desta guerra, além de o mais belo. Ele era capaz de expressar grande ternura e, também, muita violência.

Quando era ainda bebê, sua mãe Tétis, o mergulhou no rio Estige após tê-lo mantido no fogo, num ritual que o tornou invulnerável, exceto seu calcanhar, por onde sua mãe o segurou. Peleu, seu pai, confiou sua criação e educação a Quirão, que era uma criatura homem-cavalo. A morte de Aquiles se deu por uma flechada mortal em seu calcanhar vulnerável. Embora a etimologia de seu nome não tenha sido esclarecida, podemos nos apoiar em duas possibilidades mais prováveis: “aquele cujo povo sente dor” e “aquele que assusta o exército”. (DEMGOL, p. 36-37).

Na educação homérica, Aquiles é um dos heróis modelos para a educação do jovem grego, pois, nele estão entrelaçados os aspectos proposto pela educação homérica, tais como, honra, coragem e amizade. Sendo homem-herói bem educado como guerreiro, em certo momento, se depara com a necessidade de dispor sua bravura e técnica de guerreiro a serviço do rei, ou seja, em benefício de seus compatriotas e de seu Estado. Aspectos humanos bastante marcante se manifestam quando sua dor pela morte de seu amigo Pátroco se transforma em desejo de vingança contra o troiano Heitor. Mas, nele também encontramos características fabulosas, como, por exemplo, sua invulnerabilidade adquirida ao ser mergulhado no rio Estige, exceto, o seu calcanhar.

No contexto da educação homérica, características tipicamente humanas são relacionadas aos deuses, assim como, rituais religiosos e aspectos de divindade, são caracterizados também nos homens-heróis, pois, heróis e deuses são apresentados em nível de igualdade. Na edução homérica, o guerreiro é imortal, ainda que morra no campo de batalha. O herói Aquiles, tem a honra relacionada à morte, e não à felicidade, e é modelo para a ética homérica, na qual, cada homem deve, por méritos ou qualidades, exibir o conceito areté, ou seja, sua riqueza de virtudes e sua excelência.

REFERÊNCIAS

DEMGOL, Dicionário Etimológico da Mitologia Grega Online, Coletivo de Autores, disponível emhttps://demgol.units.it/pdf/demgol_pt.pdf – acessado em: 06/09/2017

FABER, Marcos. Mitos Antigos – Historia Livre. O Mito de Aquiles, disponível emhttp://www.historialivre.com/mitologia/mito_de_aquiles.pdf- acessado em: 06/09/2017

Fundamentos históricos e filosóficos da educação / Rubens Arantes. Corrêa, Stefan Vasilev Krastanov – Batatais, SP: Claretiano, 2013. 198 p.

GONÇALVES, Adriano José. Olhar semi-ótico; A Cólera de Aquiles. 2008, disponível emhttp://comunicologospromove.blogspot.com/2008/10/olhar-semitico-clera-de-aquiles.html, acessado em: 10/09/2017

MURARI, Juliana Cristhina, AMARAL, Roseli Gall do Amaral, PEREIRA MELO, José Joaquim – Objetivos e Características da Educação Homérica: uma reflexão sobre o conceito areté, 2009, IX Congraço Nacional de Educação – EDUCERE III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – PUCPR, disponívelhttp://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2562_1928.pdf, acessado em: 10/09/2017.

Wikipédia, A Enciclopédia Livre, disponível emhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Aquiles, acessado em: 07/09/2017

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.