AULAS

  1. Nomenclatura, postura e palheta – violão e guitarra
  2. Violão e guitarra
  3. Dicionário de acordes para violão
  4. O uso da palheta em instrumentos de cordas
  5. Sons musicais e ruídos
  6. Notas musicais
  7. Estrutura dos acordes
  8. Pauta musical, pentagrama
  9. Claves musicais e armaduras de claves
  10. Compassos e figuras musicais
  11. Extensões dos acordes
  12. Cifragem de acordes
  13. Propriedades e características dos sons musicais
  14. A formação das escalas – método relógio tonal
  15. Introdução em harmonia
  16. Introdução em análise harmônica
  17. Notas naturais na pauta e no violão
  18. Os valores das figuras nos compassos compostos
  19. A unidade de tempo não representa o andamento
  20. Iniciação ao violão com partitura
  21. Qual o significado de Escala Diatônica?
  22. A alteração da escala menor harmônica
  23. Intervalos e acordes
  24. Campo Harmônico – escalas harmonizadas
  25. Sistema Harmônico Tonal
  26. Aquarela – análise harmônica
  27. Garota de Ipanema – análise harmônica
  28. Acordes Dominantes
  29. Funções de Acordes
  30. Arpejos dedilhados para violão
  31. Escala Pentablues, diagramas para guitarra e violão
  32. Arpejos melódicos com 7M – violão e guitarra
  33. Arpejos melódicos com 7 – violão e guitarra
  34. Arpejo sobre “Ave Maria” de Schuber
  35. Escala Pentatônica, diagramas para guitarra e violão
  36. Textura Musical
  37. Escala Menor Harmônica, diagramas para guitarra e violão
  38. Escala Menor Melódica, diagramas para guitarra e violão
  39. Textura Musical
  40. Estudos Homofônicos (2) em Lá Menor para Violão
  41. Formas de execução harmônica
  42. Nomenclatura, Postura e Palheta no Cavaquinho
  43. Dicionário de acordes para cavaquinho
  44. Dicionário de acordes para contrabaixo
  45. Dicionário de acordes para teclados
  46. O Cio da Terra – estudo para pandeiro
  47. Tico-Tico no Fubá e Zequinha de Abreu
  48. As notas graves e agudas no canto
  49. Acordes, resolução e preparação
  50. Sistema tonal
  51. Violonistas eruditos e de cifras
  52. Como “tocar de ouvido”
  53. Iniciação ao violão com partituras
  54. Os modos gregos no estudo da guitarra
  55. Educação musical infantil
  56. Integração digital no ensino da música
  57. A pluralidade cultural no ensino da música
  58. Tecnologias (TIC) na Educação Musical
  59. Microfone compartilhado – como diminuir os riscos
  60. A linguagem musical e o professor
  61. O caráter do canto e da melodia / Sócrates
  62. A educação pela música e ginástica / Sócrates
  63. Análise de canto, melodia, harmonia e ritmo / Sócrates
  64. Análise dos discursos poéticos / Sócrates
  65. Música na educação da infantojuvenil / Sócrates
  66. O Ethos na música, a influência no caráter
  67. A monofonia medieval: cantochão e canto gregoriano
  68. A polifonia na Baixa Idade Média
  69. História e música: períodos, estilos e acontecimentos
  70. A música no romantismo do século XIX
  71. Dalcroze, Kodály e Willems – quadro comparativo
  72. P A (1º ano infantil) Dalkroze, Kodály e Willems
  73. P A – Monofonia medieval: Cantochão e Canto Gregoriano
  74. PA – O Romantismo na obra de Franz Schubert”
  75. P A – Composição inspirada na “Garota de Ipanema”
  76. P A – Composição inspirada no “Marinheiro Só”
  77. Zona de Desenvolvimento Proximal
  78. Behaviorismo, Psicanálise, Humanismo e Gestalt
  79. Estética musical pela formatividade de Luigi Pareyson
  80. Como viver de música
  81. Andrés Segóvia, um marco na história do violão
  82. Dilermando Reis, uma vida dedicada ao violão
  83. Grandes pandeiristas brasileiros
  84. O que é Curso Livre
  85. A origem da música brasileira em seis canções
  86. Quatro importantes músicas dos séculos 19 e 20
  87. A importância do aprendizado da Língua de Sinais
  88. Fases da Educação Inclusiva
  89. Modelo de projeto musical simples
  90. Teoria Musical
  91. Harmonia Musical – slides
  92. Violão por cifras – slides
  93. Arpejos melódicos – violão e guitarra – slides
  94. Iniciação ao violão com partiturasEscala Diatônica / 5 diagramas – violão e guitarra – slides
  95. Escala Diatônica / 7 diagramas – violão e guitarra – slides
  96. Escala Diatônica Complementar 1 – violão e guitarra – slides
  97. Escala Diatônica Complementar 2 – violão e guitarra – slides
  98. Escala Harmônica / diagramas p/ violão e guitarra – slides
  99. Escala Melódica / diagramas p/ violão e guitarra – slides
  100. Escala Pentatônica – diagramas p/ guitarra e violão
  101. Teoria Musical
  102. Harmonia Musical
  103. Violão Clássico
  104. Violão Popular
  105. Leitura de solos em partitura p/ guitarra e violão
  106. Arpejos melódicos – com diagramas p/ guitarra e violão
  107. Escala Diatônica em 5 diagramas
  108. Escala Diatônica em 7 diagramas
  109. Escala Diatônica Complemento 01 com diagramas p/ guitarra e violão
  110. Escala Diatônica Complemento 02 – com diagramas p/ guitarra e violão
  111. Escala Harmônica – com diagramas p/ guitarra e violão
  112. Escala Melódica – com diagramas p/ guitarra e violão 
  113. Escala Pentatônica – com diagramas p/ guitarra e violão  

imagem-de-rodapc3a9-do-site-3

Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

40 opiniões sobre “AULAS

  1. AS ESCALAS DIATÔNICAS E PENTATÔNICAS, POR EXEMPLO: “DÓ MAIOR” É RELATIVA DE “LÁ MENOR”. EU POSSO USAR ENTÃO ESSAS ESCALAS (C E Am) PARA SOLAR EM MÚSICAS COM TONS DE “DÓ MAIOR” E “LÁ MENOR” ?

  2. Ola Juarez,
    para suprir a escola de musica de meu irmão, peguei uma aula para criança (7 anos) pois o professor dele mudou-se para o exterior… estou a muito tempo sem praticar violão e, tudo que não é exercitado, atrofia. Aprendi violão (acho que aprendi, pois ainda não sei muita coisa) de forma quase empirica (desde pequeno, vendo tios e amigos tocando) e agora estou com 52 anos. Estou tendo dificuldades, já que peguei o “bonde” andando mas, acredito que começaram errado com o menino, embora eu sinta que ele tenha talento. Bem… vamos ao assunto direto. Gostaria que voce (com sua experiencia na área muitissimo superior a minha) me desse uma orientação sobre com introduzir os conteudos para um aluno de 7 anos e quais conteudos iniciais, de forma a prepara-lo para um estudo mais avançado no futuro (um professor mais competente)…. desde já agradeço a atenção. A propósito, a sua pagina é excelente e já está nos meus favoritos…. (Isaac Barbosa de Sousa)

    • Olá Isaac.

      1º Você pode trabalhar com notas naturais na primeira, segunda e terceira cordas, flexionando os dedos indicador e médio da mão direita alternadamente. Assim ele aprenderá as notas sol e lá na terceira corda; si, dó e ré na segunda corda; mi, fá, sol e lá na primeira corda (sol – lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá). Com esse grupo de notas naturais é possível tocar muitas melodias, o que dará ao aluno motivação para continuar estudando.

      2º Pode também ensinar arpejos dedilhados simples (ex.: p i m a // p i m a m i) em acordes fáceis como Em, A7, D7, etc.. Pode utilizar a palheta deixando os dedilhados para o futuro.

      3º Como exercício de teoria musical, imagens de figuras musicais para colorir ou copiar, com seus nomes escritos, são boas opções para essa faixa etária.

      Obs.: com essa idade é preciso ter muita paciência, e além disso, ter alguém da família acompanhando as aulas é muito importante.
      A partir desses três princípios básicos você poderá fazer variações ampliando muito o leque de material didático. Desejo sucesso para você e seus alunos, se precisar estarei aqui.

      Muito obrigado por sua participação, espero ter te ajudado.
      Um forte abraço!

  3. Gostei demais deste site, gosto demais de bossa nova e MPB, o que pode me dizer para aprender mais sobre isto e quais cantores escultar para aprender? e gostaria de saber o que é musica Erudita?
    Deus abencoe e tudo de bom e bonito.

  4. Grande Juarez! Como estão as coisas por aí? Quanto tempo! Parabéns pelo excelente site e também pelo conteúdo!
    É muito bom encontrar todo esse material online.
    Estou querendo entrar em contato contigo, qual é o seu e-mail?
    Aguardo a sua resposta,

    Abraço,

  5. VOCÊ É UM EXEMPLO DE VIDA POR COMPARTILHAR ALGO DE QUE É DE INTERESSE DE QUEM ESTA APRENDENDO E QUER APRENDER MAIS, PARABÉNS, QUE DEUS LHE ABENÇOE. OBRIGADO!

  6. Professor, gostaria de saber se há exercícios para melhorarmos na parte de harmonia no violão ou somente melhoraremos se buscarmos tirar as músicas difíceis e executá-las bastante para assim memorizamos o áudio e o desenho dos acordes dissonantes. Há alguma sugestão?

  7. Ola Juarez tudo bem?
    Aqui no site tinha uma pesquisa falando sobre os videos, eai que dia vai acontecer as aulas com video?

    Obrigado e desde ja agradeços.

  8. Quero manifestar minha gratidão e admiração pela excelência na sua didática e gigantesca contribuição com os estudante de música. O seu legado ainda dará muitos resultados para outras gerações. Obrigado, pois tenho crescido com a a gama de informações que você oferece à todos que tem auto-disciplina e perseverança no estudo do violão ou da guitarra. OBRIGADO MESMO!!!

  9. Olá, estou aprendendo violão, na verdade tentando aprender em casa sozinha e até que está começando a dar resultado. Eu tenho uma dificuldade enorme em fazer pestanas, muito difícil de sair e isso quando sai. Você poderia dar alguma dica? Já pesquisei sobre mas até agora nada eficaz, eu agradeço muito se conseguir me ajudar com isso, e agradeço pelo aplicativo que me ajuda muito também 🙂

    • Olá, Letícia.
      Seria ver ver, por foto ou vídeo, como você está fazendo, todavia, vou escrever duas dicas:
      1ª Comece com pestanas de apenas três cordas;
      2ª Faça pestanas de cinco e seis cordas.
      Espero que te ajude.

Obrigado pela visita!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.