Publicações

Violão – Módulo I

Nomenclatura, postura e palheta – violão e guitarra

Violão e guitarra

Dicionário de acordes para violão

O uso da palheta em instrumentos de cordas

Sons musicais e ruídos

Notas musicais

Estrutura dos acordes

Violão – Módulo II

Pauta musical, pentagrama

Claves musicais e armaduras de claves

Compassos e figuras musicais

Extensões dos acordes

Cifragem de acordes

Propriedades e características dos sons musicais

A formação das escalas – método relógio tonal

Introdução em harmonia

Violão – Módulo III

Introdução em análise harmônica

Notas naturais na pauta e no violão

Os valores das figuras nos compassos compostos

A unidade de tempo não representa o andamento

Iniciação ao violão com partitura

Qual o significado de Escala Diatônica?

A alteração da escala menor harmônica

Intervalos e acordes

Campo Harmônico – escalas harmonizadas

Sistema Harmônico Tonal

Aquarela – análise harmônica

Garota de Ipanema – análise harmônica

Violão – Módulo IV

Acordes Dominantes

Funções de Acordes

Arpejos dedilhados para violão

Arpejos melódicos com 7M – violão e guitarra

Arpejos melódicos com 7 – violão e guitarra

Arpejo sobre “Ave Maria” de Schuber

Escala Pentatônica, diagramas para guitarra e violão

Escala Pentablues, diagramas para guitarra e violão

Escala Menor Harmônica, diagramas para guitarra e violão

Escala Menor Melódica, diagramas para guitarra e violão

Textura Musical

Formas de execução harmônica

  1. https://juarezbarcellos.com/2021/07/14/nomenclatura-postura-e-palheta-no-cavaquinho/
  2. Dicionário de acordes para cavaquinho
  3. Dicionário de acordes para contrabaixo
  4. Dicionário de acordes para teclados
  5. O Cio da Terra – estudo para pandeiro
  6. Tico-Tico no Fubá e Zequinha de Abreu
  7. As notas graves e agudas no canto
  8. Acordes, resolução e preparação
  9. Sistema tonal
  10. Violonistas eruditos e de cifras
  11. Como “tocar de ouvido”
  12. Iniciação ao violão com partituras
  13. Os modos gregos no estudo da guitarra
  14. Educação musical infantil
  15. Integração digital no ensino da música
  16. A pluralidade cultural no ensino da música
  17. Tecnologias (TIC) na Educação Musical
  18. Microfone compartilhado – como diminuir os riscos
  19. A linguagem musical e o professor
  20. O caráter do canto e da melodia / Sócrates
  21. A educação pela música e ginástica / Sócrates
  22. Análise de canto, melodia, harmonia e ritmo / Sócrates
  23. Análise dos discursos poéticos / Sócrates
  24. Música na educação da infantojuvenil / Sócrates
  25. O Ethos na música, a influência no caráter
  26. A monofonia medieval: cantochão e canto gregoriano
  27. A polifonia na Baixa Idade Média
  28. História e música: períodos, estilos e acontecimentos
  29. A música no romantismo do século XIX
  30. Dalcroze, Kodály e Willems – quadro comparativo
  31. P A (1º ano infantil) Dalkroze, Kodály e Willems
  32. P A – Monofonia medieval: Cantochão e Canto Gregoriano
  33. PA – O Romantismo na obra de Franz Schubert”
  34. P A – Composição inspirada na “Garota de Ipanema”
  35. P A – Composição inspirada no “Marinheiro Só”
  36. Zona de Desenvolvimento Proximal
  37. Behaviorismo, Psicanálise, Humanismo e Gestalt
  38. Estética musical pela formatividade de Luigi Pareyson
  39. Como viver de música
  40. Andrés Segóvia, um marco na história do violão
  41. Dilermando Reis, uma vida dedicada ao violão
  42. Grandes pandeiristas brasileiros
  43. O que é Curso Livre
  44. A origem da música brasileira em seis canções
  45. Quatro importantes músicas dos séculos 19 e 20
  46. A importância do aprendizado da Língua de Sinais
  47. Fases da Educação Inclusiva
  48. Modelo de projeto musical simples
  49. Teoria Musical
  50. Harmonia Musical – slides
  51. Violão por cifras – slides
  52. Arpejos melódicos – violão e guitarra – slides
  53. Iniciação ao violão com partiturasEscala Diatônica / 5 diagramas – violão e guitarra – slides
  54. Escala Diatônica / 7 diagramas – violão e guitarra – slides
  55. Escala Diatônica Complementar 1 – violão e guitarra – slides
  56. Escala Diatônica Complementar 2 – violão e guitarra – slides
  57. Escala Harmônica / diagramas p/ violão e guitarra – slides
  58. Escala Melódica / diagramas p/ violão e guitarra – slides
  59. Escala Pentatônica – diagramas p/ guitarra e violão
imagem-de-rodapc3a9-do-site-3

Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

40 opiniões sobre “Publicações

  1. AS ESCALAS DIATÔNICAS E PENTATÔNICAS, POR EXEMPLO: “DÓ MAIOR” É RELATIVA DE “LÁ MENOR”. EU POSSO USAR ENTÃO ESSAS ESCALAS (C E Am) PARA SOLAR EM MÚSICAS COM TONS DE “DÓ MAIOR” E “LÁ MENOR” ?

  2. Ola Juarez,
    para suprir a escola de musica de meu irmão, peguei uma aula para criança (7 anos) pois o professor dele mudou-se para o exterior… estou a muito tempo sem praticar violão e, tudo que não é exercitado, atrofia. Aprendi violão (acho que aprendi, pois ainda não sei muita coisa) de forma quase empirica (desde pequeno, vendo tios e amigos tocando) e agora estou com 52 anos. Estou tendo dificuldades, já que peguei o “bonde” andando mas, acredito que começaram errado com o menino, embora eu sinta que ele tenha talento. Bem… vamos ao assunto direto. Gostaria que voce (com sua experiencia na área muitissimo superior a minha) me desse uma orientação sobre com introduzir os conteudos para um aluno de 7 anos e quais conteudos iniciais, de forma a prepara-lo para um estudo mais avançado no futuro (um professor mais competente)…. desde já agradeço a atenção. A propósito, a sua pagina é excelente e já está nos meus favoritos…. (Isaac Barbosa de Sousa)

    • Olá Isaac.

      1º Você pode trabalhar com notas naturais na primeira, segunda e terceira cordas, flexionando os dedos indicador e médio da mão direita alternadamente. Assim ele aprenderá as notas sol e lá na terceira corda; si, dó e ré na segunda corda; mi, fá, sol e lá na primeira corda (sol – lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá). Com esse grupo de notas naturais é possível tocar muitas melodias, o que dará ao aluno motivação para continuar estudando.

      2º Pode também ensinar arpejos dedilhados simples (ex.: p i m a // p i m a m i) em acordes fáceis como Em, A7, D7, etc.. Pode utilizar a palheta deixando os dedilhados para o futuro.

      3º Como exercício de teoria musical, imagens de figuras musicais para colorir ou copiar, com seus nomes escritos, são boas opções para essa faixa etária.

      Obs.: com essa idade é preciso ter muita paciência, e além disso, ter alguém da família acompanhando as aulas é muito importante.
      A partir desses três princípios básicos você poderá fazer variações ampliando muito o leque de material didático. Desejo sucesso para você e seus alunos, se precisar estarei aqui.

      Muito obrigado por sua participação, espero ter te ajudado.
      Um forte abraço!

  3. Gostei demais deste site, gosto demais de bossa nova e MPB, o que pode me dizer para aprender mais sobre isto e quais cantores escultar para aprender? e gostaria de saber o que é musica Erudita?
    Deus abencoe e tudo de bom e bonito.

  4. Grande Juarez! Como estão as coisas por aí? Quanto tempo! Parabéns pelo excelente site e também pelo conteúdo!
    É muito bom encontrar todo esse material online.
    Estou querendo entrar em contato contigo, qual é o seu e-mail?
    Aguardo a sua resposta,

    Abraço,

  5. VOCÊ É UM EXEMPLO DE VIDA POR COMPARTILHAR ALGO DE QUE É DE INTERESSE DE QUEM ESTA APRENDENDO E QUER APRENDER MAIS, PARABÉNS, QUE DEUS LHE ABENÇOE. OBRIGADO!

  6. Professor, gostaria de saber se há exercícios para melhorarmos na parte de harmonia no violão ou somente melhoraremos se buscarmos tirar as músicas difíceis e executá-las bastante para assim memorizamos o áudio e o desenho dos acordes dissonantes. Há alguma sugestão?

  7. Ola Juarez tudo bem?
    Aqui no site tinha uma pesquisa falando sobre os videos, eai que dia vai acontecer as aulas com video?

    Obrigado e desde ja agradeços.

  8. Quero manifestar minha gratidão e admiração pela excelência na sua didática e gigantesca contribuição com os estudante de música. O seu legado ainda dará muitos resultados para outras gerações. Obrigado, pois tenho crescido com a a gama de informações que você oferece à todos que tem auto-disciplina e perseverança no estudo do violão ou da guitarra. OBRIGADO MESMO!!!

  9. Olá, estou aprendendo violão, na verdade tentando aprender em casa sozinha e até que está começando a dar resultado. Eu tenho uma dificuldade enorme em fazer pestanas, muito difícil de sair e isso quando sai. Você poderia dar alguma dica? Já pesquisei sobre mas até agora nada eficaz, eu agradeço muito se conseguir me ajudar com isso, e agradeço pelo aplicativo que me ajuda muito também 🙂

    • Olá, Letícia.
      Seria ver ver, por foto ou vídeo, como você está fazendo, todavia, vou escrever duas dicas:
      1ª Comece com pestanas de apenas três cordas;
      2ª Faça pestanas de cinco e seis cordas.
      Espero que te ajude.

Obrigado pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.