Acordes maiores e menores para execução com ambas as mãos
Os acordes a seguir são formados por três notas (trÃades), essas três notas podem ser tocadas pelas duas mãos, isso proporcionará dobragem das notas, então teremos seis notas em pares distanciadas em oitavas, o que não muda o fato de serem trÃades, porque as notas em oitavas são as mesmas, o que muda é a altura entre elas, mais agudas ou mais graves. Se fossemos analisar a diferença das oitavas utilizando medição em Hertz, poderÃamos dizer que em relação a uma nota com frequência X (qualquer nota), uma oitava abaixo tem metade de sua frequência, e ainda, que oitava acima tem o dobro de sua frequência. veja mais detalhes nas seguintes aulas: Notas musicais (link) e O som (link).
São doze acordes maiores e doze menores, e a diferença entre maiores e menores está em uma nota apenas. Em termos visuais é fácil observar que a diferença está na segunda nota da estrutura do acorde (a nota do meio), porém, analisando a formação dos acordes, entendemos que é um intervalos é a terça. Entenda melhor em: Intervalos (link). Por exemplo, a diferença entre dó maior e dó menor é que o primeiro tem as notas dó, mi e sol, e o segundo tem as notas dó, mib e sol. Então o que os difere é a nota do meio, ou seja, a segunda nota visual mi e mib, que é chamada de terça, parque na formação do acorde há uma nota intermediária que não é usada, que é a nota ré. Em ordem escalar temos: dó ré mi fá sol, porém, somente dó, mi e sol são usadas para formar o acorde, segundo a regra de harmonia.
- Dó maior – notas: dó mi sol
- Ré maior – notas: ré fá# lá
- Mi maior – notas mi sol# si
- Fá maior – notas: fá lá dó
- Sol maior – notas: sol si ré
- Lá maior – notas: lá dó# mi
- Si maior – notas: si ré# fá#
- Dó menor – notas: dó mib sol
- Ré menor – notas: ré fá lá
- Mi menor – notas mi sol si
- Fá menor – notas: fá láb dó
- Sol menor – notas: sol sib ré
- Lá menor – notas: lá dó mi
- Si menor – notas: si ré fá#
- Eb maior – notas: mib sol sib
- Láb maior – notas: láb dó mib
- Fá# maior – notas: fá# lá# dó#
- Bb maior – notas: sib ré fá
- Réb maior – notas: réb fá láb
- Sib menor – notas: sib réb fá
- Ré# maior – notas: ré# fá# lá#
- Sol# menor – notas: sol# si ré#
- Dó# menor – notas: dó# mi sol#
- Fá# menor – notas: fá# lá dó#
JuarezBarcellos.WordPress.com de Juarez Barcellos de Paula, licenciado sob uma licença CreativeCommonsAtribuiçãoNãoComercialCompartilhaIgual3.0NãoAdaptada.
Bom dia Juarez. Gostaria de saber sobre os Modos Gregos. Forte abraço, Fábio ________________________________
Boa tarde, Fábio Barros. Os ditos “modos gregos” são simplesmente a compreensão das escalas musicais. Abra o link abaixo e conheça as escalas musicais harmonizadas, depois é só substituir os números I IIm IIIm IV V VIm VIIm-5 (das escalas maiores, por exemplo) pelos nomes Jônico, Dórico, FrÃgio, LÃdio, MixolÃdio, Eólico e Lócrio. Pronto, você já é craque em modos gregos, e não se deixe enganar.
https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/12/08/tons/
Forte abraço.
Caro JUAREZ BARCELLOS
Na internet temos um leque de opções
Para estudos. A gente se agrada de certas metodologias, e de outras nem tanto. Em se tratatando do mestre Juarez, é impossÃvel eu deixar de visitar este site, pela riqueza de detalhes, pela dedicação e respeito que vc tem pelo próximo, como também pela sua grande sapiência na arte da música.
Parabéns, professor!
Bom trabalho, e fique com Deus.
Olá, Aerbal Medeiros.
MuitÃssimo obrigado por tuas palavras. Fico feliz em saber que tem pessoas que gostam da minha linguagem.
Que Deus te abençoe.
Forte abraço.
Muito bom
Muito obrigado!
Muito obrigada! Tirou muitas dúvidas que eu tinha! Valeu!
Olá, Cláudia!
Fico feliz em saber.
Obrigado por participar.
Parabéns esclareceu algumas dúvidas
Obrigado! Que bom.